13-03-11 - O que é necessário para estar pronto?

Ser atleta, como qualquer coisa na vida, requer um plano e sua execução. Simples! Simples? Quando o objetivo é ser um atleta de ponta existem vários aspectos da vida que requerem atenção, preparo e um pouco de sorte. O Comitê Olímpico Internacional preparou um manual com pontos chave para orientar a formação de atletas.

A primeira parte do manual é sobre o que é necessário para estar fisicamente pronto. Vamos aos passos:
1 - Ter o melhor time possível: um atleta precisa ter o melhor jogo em campo e também dispor do melhor time nos bastidores. São ele que orientam, ensinam, treinam e assistem o atleta, trazendo a melhor ciência e tecnologia possível. E as vezes colocam o atleta na linha de volta. Se você montou o melhor time possível, seu trabalho será um pouco mais fácil.


2 - Conheça sua concorrência: Conhecer seus pontos fortes e fracos, assim como de seus adversários é um fator que pode contribuir com seu sucesso. Saber que sua concorrência não está descansando pode ser um fator motivador para seus treinos, mesmo que seja uma concorrência que só está na sua cabeça.

3 - Concentração adequada: É melhor treinar por duas horas com a concentração adequada e completa, do que ficar quatro horas na academia distraído com outros aspectos da vida. Foco na organização da sua vida, apesar de outros interesses e coisas acontecendo, melhora seu desempenho. É importante não deixar sua concentração ser afetada, porque isso leva a fadiga e tensões negativas.

4 - Fique saudável: atletas de ponta possuem a propensão a desenvolver sintomas relacionados ao jet lag (diferença de horário entre paíse de origem e país de competição), que basicamente consiste em necessidade de dormir, horário de alimentação desequilibrado e falta de energia.
Para evitar isso, planeje horários de voo para maximizar seu tempo de sono até o destino. Também, alguns dias antes de viajar, altere seu horário de alimentação para coincidir com o horário destino. Durante a viagem, coma pouca proteína e muito carboidratos: isso ajuda a reduzir a sensação de enjoo.

5 - Seja capaz de dizer não: Diga "sim" para as atividades que vão fazer você chegar mais perto de suas metas, e "não"para aquelas que não são prioridade. Não é fácil, mas é essencial. Escolher competições, bem como atividades extracurriculares é um ponto que requer sabedoria.

6 - Mantenha a mente aberta: Tente outras maneiras de treinar, absorva o máximo de informação do maior número de pessoas possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário