Mar del Plata e os gladiadores sobre rodas


No final de semana de 12 e 13 de novembro de 2011, Mar del Plata foi palco de um brilhante evento realizado no patinódromo municipal Adalberto Jesus Lugea. O patinódromo, que já hospedou os Jogos Panamericados de 1995, recebeu os melhores patinadores da Argentina, Chile, Colombia e Brasil para competições de patinação de velocidade. Nesta arena de 200 metros, as disputas foram duríssimas e requisitaram toda força destes gladiadores e gladiadoras sobre rodas.

O clima em Mar del Plata não podia ser melhor: a receptividade fora das pistas foram brindadas com um sol que imperou durante todo o final de semana. Contudo, as provas foram implacáveis! Contra um nível técnico elevadíssimo dos "hermanos", os patinadores Éder Lopes Moraes (PR) e João Vicente Scarpin (SC), fundistas acostumados em asfalto, padeceram entre as estratégias das equipes e a pista de Mar del Plata, que a cada curva parecia assumir uma nova personalidade.

O único pódio alcançado foi um 2o. lugar nos 2000m por pontos conquistado por João Vicente Scarpin. "Força é 50% do que você precisa numa prova deste tipo. A outra metade é uma equipe" comentou Scarpin, que em todas as provas, assim como Éder, teve muita dificuldade em "entrar" no pelotão. "Mesmo assim (com uma equipe), acho que a gente ainda ia tomar uma surra. Mais que saber patinar em pista oval, tem que ter treino de equipe. E morando a mais de 300km do patinador de velocidade mais próximo, estar junto na pista apenas serviria de consolo enquanto a prova não acaba" complementa Scarpin, mantendo o bom humor.

Mas entre mortos e feridos, salvaram-se todos! A experiência de conhecer tantos talentos, campeões nacionais e mundiais e poder apreciar onde o nível técnico pode chegar, mostra que estamos no caminho certo. Foi possível ver como estruturas públicas, como um patinódromo, permite o acesso seguro de crianças nos esportes, que além da patinação de velocidade, abriga ainda o hóquei sobre patins e a patinação artística. A mesma estrutura ainda dá suporte a diversos clubes, que mantém este "estádio" oferecendo aulas e outras atividades físicas, envolvendo jovens a longo prazo, minimizando problemas comuns do período oposto ao horário escolar.

Toda esta mudança começou em Mar del Plata há 20 anos atrás. Quem sabe ainda veremos essa mudança acontecer no Brasil. Basta plantar a semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário