17-08-11 - CATARINENSES PREPARAM-SE PARA A 38a. MARATONA DE BERLIM

A equipe de patinação de velocidade de Santa Catarina, composta pelos patinadores Daian Knorst Ludwig (33), de Chapecó, e João Vicente Scarpin (32), de Florianópolis, campeões brasileiros de 2011, preparam-se para o próximo e mais esperado desafio de suas carreiras profissionais: a Maratona de Berlim.

Em sua 38a. edição, a Maratona de Berlim agrega, além dos corredores de rua, uma corrida de patins, permitindo que uma verdadeira multidão conclua os mais de 42km da prova. Para 2011, os organizadores limitaram a prova para "apenas" 8000 patinadores.

Com tantos patinadores na linha de largada, a organização da prova separa os atletas de dois pelotões: um pelotão seleto para a elite da patinação, composta por menos de 300 atletas que buscam o melhor tempo na prova, e outro para os patinadores de final de semana, que querem apenas concluir o desafio. Devidos aos ótimos resultados obtidos no último campeonato brasileiro, os catarinenses são os únicos brasileiros aceitos a largar na categoria elite.

RESULTADOS E EXPECTATIVAS
Para João Vicente, que conquistou o ouro nos 500m, 5.000m e nos 10.000m no Campeonato Brasileiro 2011, a possibilidade de participar de uma maratona com atletas profissionais já é uma grande vitória. "Hoje, com as condições de treino que tenho, estou concluindo uma maratona em 1h25min o que já garante uma posição no Top 40. Mas eu sei que vou conseguir tirar muito desse tempo, pois na prova não preciso me preocupar com veículos, pedestres, semáforos ou asfalto ruim. É só concentração e força" comenta João Vicente que é especialista em provas de fundo.

Para Daian Knorst, que foi prata nos 500m e 1.000m e bronze nos 5.000m 10.000m no Campeonato Brasileiro 2011, a participação nesta maratona tem um objetivo maior: a busca de apoio ao esporte no oeste do Estado. Para Daian, "infelizmente as condições de treino em Chapecó são muito precárias. Não há um espaço adequado para treinar a patinação de velocidade, nem para provas curtas, tão pouco para provas tão longas. Isso dificulta a formação de novos pilotos, a realização de competições ou mesmo a simples atração de praticantes para esse esporte tão saudável. Mas nós vamos para Berlim mostrar que brasileiro não desiste nunca e que os catarinenses são guerreiros e sabem patinar muito bem."

Daian Knorst Ludwig e João Vicente Scarpin recebem apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Eles integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário