Protocolo para testes da patinação de velocidade de Santa Catarina



A Federação Catarinense de Hóquei e Patinação - FCHP, com o apoio do Laboratório de Biomecânica  do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, está em desenvolvimento de um protocolo para avaliação dos patinadores de velocidade, em um estudo inédito da modalidade no Brasil.

Os pesquisadores do Laboratório de Biomecâmica querem saber como funciona o organismo de um patinador. Por isso, uma série de exames serão realizados visando identificar fatores chave do desenvolvimento de um atleta de alto rendimento.

Na primeira fase dos teste, foram realizado 4 análises durante a simulação de patinagem sobre um slideboard. O atleta de Santa Catarina, João Vicente Scarpin, foi o sujeito desta primeira análise. Durante os primeiros testes do protocolo, foram realizados:

1 - Medida direta (com mascara e analisador) do consumo de oxigenio e freqüência cardiaca;
2 - Análise neuromuscular (eletromiografia): reto femoral, vasto lateral, biceps femoral e gastrocnêmio;
3 - Análise do lactato sangüineo;
4 - Analise cinemática; e,
5 - Analise da percepção subjetiva de esforço aeróbico (cardiopulmonar) e anaeróbico (fadiga local na perna) utilizando a escala de Borg.

Os próximos testes serão realizados durante junho de 2011, quando sairão os primeiros resultados. Com estes estudos, será possível aprimorar a técnica de treinamento dos patinadores catarinenses e brasileiros, adequando suas características as diversas modalidades da patinação de velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário